A história do surf:
No inicio do século 20,era proibido tomar banho no mar de dia, entre as 6 da manhã e as 8 da noite. Quem tomasse banho entre essas horas era mal visto pela comunidade, e ainda por cima podia ser atacado por tubarões. Até que um dia um homem resolveu ir tomar banho de colete, calças, gravata e chapéu, em pleno meio-dia. Muitas pessoas foram ver e decidiram imita-lo, mas acabaram todos presos, multados, e acabaram por ser libertados.Com o passar do tempo, a pressão para frequentar a praia, e acabar com a discriminação de que uma pessoa bronzeada, não era um presidiário mandado de Inglaterra para trabalhar na Austrália, as pessoas mudaram o seu ponto de vista na sociedade. Foi assim o início de as pessoas começarem a tomar banho no mar.
Em meados dos anos 50,as primeiras pranchas de madeira chegaram dos EUA e foram copiadas e modificadas para o estilo local, com diferenças na forma, tamanho e no peso. Nos anos 60, a explosão do surf já era visível, e também o início dos confrontos entre surfistas e salva-vidas, que sempre insistiam em por as suas bandeiras para os banhistas, exactamente no ponto da praia em que as ondas estavam melhores. Brigas ente surfistas e salva-vidas eram inevitáveis. Mas ouve uma lei terrível para os surfistas a lei era a seguinte: todas as pranchas tinham que ser registradas como os carros. Mas também tinha que pagar uma taxa de registro anual, a prancha recebia um selo á prova de água com um número. Se algum surfista entrasse numa área para banhistas, os salva-vidas anotavam o número da prancha e era mandada uma multa para casa. Quem fosse apanhado sem selo pagava uma multa e ainda lhe confiscavam a prancha. Devido ao grande número de pessoas a praticar o desporto a lei foi cancelada.
A evolução do desporto:
Hoje, o desporto tornou-se extremamente profissional, com a praia Gold Coast a destacar-se devido aos excelentes “Picos”.Também grandes marcas de surf tiveram início na Austrália como a Rip Curl e Billabong, estas marcas iniciaram-se em garagens, mas o desporto expandiu e estas marcas também se expandiram de garagens para empresas globais.