terça-feira, 25 de novembro de 2008

Bodyboard em cyclops,Austrália

História do bodyboard

O Bodyboard, é um desporto, que o praticante desce a onda deitado. Para ajudar a prática do desporto utilizam-se pés-de-pato que servem para ajudar a entrar na onda e a executar as manobras.
O desporto teve origem no Havai e era conhecido como paipo-board. O paipo era feito de madeira, é a prancha mais antiga para apanhar ondas e é a evolução do bodysurf. Mais tarde os Reis havaianos, e só eles construíram pranchas maiores para se porem de pé nas ondas, isto era uma forma de se distanciarem do povo.
Os nativos para se divertirem continuaram a utilizar o paipo como forma de se divertir.
O paipo ficou sem ser utilizado durante algum tempo, até que um engenheiro químico e surfista americano, Tom Morrey foi quem voltou a dar vida ao paipo. Tom Morrey que morava no Havai, melhorou o paipo que os nativos usavam, recriou o paipo fazendo-o de espuma de poliestereno (esferovite). E chamou-lhe bodyboard.
Tom Murrey mudou-se para a Califórnia em 1974 começou com uma pequena produção. Mas no ano seguinte uma multinacional americana comprou os direitos de produção e passou a fabricar as pranchas em grande escala.
O resto da história e mais ou menos conhecida, o bodyboard ganhou milhares de praticantes em pouco tempo, porque era um desporto mais seguro, divertido e acessível a todos.
A nível desportivo o bodyboard bateu recordes nunca sonhados por Tom Murray que apenas pensou num desporto mais acessível a todos. No entanto o bodyboard chegou a nº1 em relação a apanhar ondas gigantes. Alguns body boarders aventuram-se nos “Picos” mais dificeis do mundo como, “Pipeline”, ”El Fronton”, “Cyclops”, “Teahupoo” e “Sharkisland”.

Aqui temos algumas manobras de bodyboard:

DROP
É a descida da onda para iniciar as manobras. Esta manobra e a mais básica do bodyboard .Esta manobra essencial para se apanhar melhores ondas. Um drop mal feito pode levar ao famoso wipe out (queda)

BOTTOM TURN
É o movimento a seguir ao drop, que consiste em virar para a direita ou para a esquerda consoante a prancha para apanhar a linha da onda, aproveitando a velocidade do drop para dar inicia as manobras.

DROP-KNEE
Mesma é igual ao drop mas faz se de joelhos.

Cutback
Assim que se faz o bottom turn, tem que se subir ao lip (crista da onda) da onda e faz se uma curva, depois voltasse para a espuma da onda. Quanto mais água for levantada para fora da onda, melhor e mais bonita e a manobra..

360°
É a primeira manobra que se aprende no bodyboard, como diz nome “360º” consiste em dar uma volta de 360º sobre a prancha.

360º INVERTIDO
É igual ao 360º, só que para o lado contrário da onda.

TUBO

O tubo é uma manobra linda!! Esta manobra consiste em ir na parede da onda e quando a onda começa a fechar entrar no “tubo”.

ROLLO
Esta manobra consiste em rodar juntamente com o lip (crista da onda) da onda, como se fizesse parte dela.

ARS (Aerial Roll Spin)
O ARS é um movimento que combina um Rolo e um 360º juntos, num movimento aéreo.

Alguns dos principais bodyboarders australianos são:

Joel Parkinson (AUS)
Bede Durbidge (AUS)
Mick Fanning (AUS)
Taj Burrow (AUS)
Adrian Buchan (AUS) Kai Otton (AUS)
Dayyan Neve (AUS)
Tom Whitaker (AUS)