O Bodyboard, é um desporto, que o praticante desce a onda deitado. Para ajudar a prática do desporto utilizam-se pés-de-pato que servem para ajudar a entrar na onda e a executar as manobras.
O desporto teve origem no Havai e era conhecido como paipo-board. O paipo era feito de madeira, é a prancha mais antiga para apanhar ondas e é a evolução do bodysurf. Mais tarde os Reis havaianos, e só eles construíram pranchas maiores para se porem de pé nas ondas, isto era uma forma de se distanciarem do povo.
Os nativos para se divertirem continuaram a utilizar o paipo como forma de se divertir.
O paipo ficou sem ser utilizado durante algum tempo, até que um engenheiro químico e surfista americano, Tom Morrey foi quem voltou a dar vida ao paipo. Tom Morrey que morava no Havai, melhorou o paipo que os nativos usavam, recriou o paipo fazendo-o de espuma de poliestereno (esferovite). E chamou-lhe bodyboard.
Tom Murrey mudou-se para a Califórnia em 1974 começou com uma pequena produção. Mas no ano seguinte uma multinacional americana comprou os direitos de produção e passou a fabricar as pranchas em grande escala.
O resto da história e mais ou menos conhecida, o bodyboard ganhou milhares de praticantes em pouco tempo, porque era um desporto mais seguro, divertido e acessível a todos.
A nível desportivo o bodyboard bateu recordes nunca sonhados por Tom Murray que apenas pensou num desporto mais acessível a todos. No entanto o bodyboard chegou a nº1 em relação a apanhar ondas gigantes. Alguns body boarders aventuram-se nos “Picos” mais dificeis do mundo como, “Pipeline”, ”El Fronton”, “Cyclops”, “Teahupoo” e “Sharkisland”.
Aqui temos algumas manobras de bodyboard:
DROP
É a descida da onda para iniciar as manobras. Esta manobra e a mais básica do bodyboard .Esta manobra essencial para se apanhar melhores ondas. Um drop mal feito pode levar ao famoso wipe out (queda)
BOTTOM TURN
É o movimento a seguir ao drop, que consiste em virar para a direita ou para a esquerda consoante a prancha para apanhar a linha da onda, aproveitando a velocidade do drop para dar inicia as manobras.
DROP-KNEE
Mesma é igual ao drop mas faz se de joelhos.
Cutback
Assim que se faz o bottom turn, tem que se subir ao lip (crista da onda) da onda e faz se uma curva, depois voltasse para a espuma da onda. Quanto mais água for levantada para fora da onda, melhor e mais bonita e a manobra..
360°
É a primeira manobra que se aprende no bodyboard, como diz nome “360º” consiste em dar uma volta de 360º sobre a prancha.
360º INVERTIDO
É igual ao 360º, só que para o lado contrário da onda.
TUBO
O tubo é uma manobra linda!! Esta manobra consiste em ir na parede da onda e quando a onda começa a fechar entrar no “tubo”.
ROLLO
Esta manobra consiste em rodar juntamente com o lip (crista da onda) da onda, como se fizesse parte dela.
ARS (Aerial Roll Spin)
O ARS é um movimento que combina um Rolo e um 360º juntos, num movimento aéreo.
Alguns dos principais bodyboarders australianos são:
Joel Parkinson (AUS)
Bede Durbidge (AUS)
Mick Fanning (AUS)
Taj Burrow (AUS)
Adrian Buchan (AUS) Kai Otton (AUS)
Dayyan Neve (AUS)
Tom Whitaker (AUS)
Para quê um Blog?
Há 16 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário